Ano Novo Chinês 2022 — O ano do Tigre

Por Equipe Keyo

Dezembro chegou e começamos a nos preparar para um novo ciclo. E o Ano-Novo é o evento que marca a passagem para essa nova etapa em nossas vidas. Adeus, ano velho; feliz Ano Novo. Janeiro está “no forninho”, por isso é hora de recomeçar, certo?

Uma ilustração do ano novo chinês 2022 - do tigre.

Bem, não de acordo com a tradição chinesa, já que o ano novo chinês é celebrado em uma data diferente da nossa, pois tem como base o calendário lunissolar, isto é, organizado segundo as fases da Lua e a posição do Sol. Essa referência, porém, é usada para marcar as festividades e as datas importantes, já que, para fins civis, os chineses adotam o calendário gregoriano.

O primeiro dia do Ano Novo chinês está baseado no surgimento da primeira Lua Nova, que ocorre entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro, o que faz com que essa seja uma data móvel. Em 2022, o ano chinês começa em 1º de fevereiro.

No calendário chinês, cada ano é dedicado a um animal e 2022 será o ano do Tigre, mais especificamente o tigre de água yang. E se você não está familiarizado com tradições diferentes das ocidentais, nós vamos lhe explicar um pouco sobre essa riquíssima tradição.

De acordo com a tradição oriental, os signos surgiram depois que Buda convidou todos os animais da floresta para uma festa de ano novo, entretanto somente 12 deles compareceram. Para recompensar a reverência desses animais, Buda deu a eles o nome de um ano específico, de acordo com a ordem de sua chegada ao evento: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, cão e porco.

Uma estátua com o rosto de Buda.
Helena Cuerva / Pixabay / Eu Sem Fronteiras

Antes, porém, um pouquinho de história

Cada animal fez a promessa de proteger os nativos nascidos no ano que ele representava e juraram visitar o mundo dos vivos para pregar e converter, de forma alternada. Enquanto um estivesse no mundo praticando suas ações, os demais estariam praticando o bem em silêncio.

O ciclo do horóscopo chinês dura 60 anos, o que faz com que um animal apareça cinco vezes a cada ciclo e todo ano celebramos determinado animal. Além dos animais, ainda há 5 elementos cósmicos: madeira, fogo, terra, metal e água. O elemento que rege a sua personalidade será definido de acordo com o último número do ano de nascimento. Confira:

Ano terminando em 0 e 1: metal.

Ano terminando em 2 e 3: água

Ano terminando em 4 e 5: madeira

Ano terminando em 6 e 7: fogo

Ano terminando em 8 e 9: terra.

Além disso, cada elemento tem signos fixos e estes terão suas características somadas às influências do elemento associado ao ano de nascimento. Os signos fixos relativos a cada elemento são os seguintes:

Metal: macaco e galo

Água: rato e porco

Madeira: tigre, coelho e dragão

Fogo: cobra e cavalo

Terra: boi, cobra e cachorro

2022: o ano do tigre de água

Conforme falamos mais acima, o ano novo chinês de 2022 começa em 1º de fevereiro e será regido pelo tigre de água. O ciclo se encerra em 21 de janeiro de 2023.

ano novo chinês 2021 foi dedicado ao boi de metal, que trouxe uma característica mais estática ao ano que agora se despede. Agora vem um período completamente diferente, mais dinâmico.

O tigre (Hu) é um signo que imprime liderança e força. Sua competitividade, ambição e gosto por desafios são suas grandes marcas. Quem pertence a esse signo é uma pessoa dinâmica, vivaz e dotada de grande magnetismo.

Como contraponto, o nativo de Hu apresenta uma tendência a mudar repentinamente de humor, além de, às vezes, ser sincero demais e ter certa dificuldade para confiar nos outros.

O tigre de água

Esse tigre é um pouco mais calmo entre os outros elementos. Sua maior qualidade é seu lado humano, que carrega em si um grande senso de justiça, a sociabilidade e a abertura a novas experiências. É o menos temperamental de todos os tigres, tendo mais facilidade para controlar os ímpetos.

Como o tigre de água vai afetar 2022?

O tigre de água trará para o ano que se inicia muita determinação, espontaneidade e crescimento em meio às adversidades. É uma boa notícia, depois de tudo que passamos com a pandemia que se iniciou em 2020, já que também será o momento para curarmos nossas feridas.

Um tigre caminhando numa corrente baixa d'água.
ondrejprosicky / 123rf / Eu Sem Fronteiras

Será um ano de muito entusiasmo e dinamismo, de darmos o nosso melhor e nos prepararmos para mudanças surpreendentemente positivas. As palavras-chave para 2022 serão: movimento e vontade. A água trará um pouco mais de profundidade e transparência nas relações de todos os tipos.

Já a energia Yang caracteriza-se pelo dinamismo e pela rapidez, o que fortalecerá o nosso movimento em busca de melhorias, mas, aliado aos aspectos do tigre de água, essa energia também será capaz de potencializar o nosso lado bom, nosso senso de atenção para com os outros e aguçará nossa intuição e adaptabilidade ao meio e à situação. Será, portanto, um ano de muita resiliência, mas também de luta e busca por conquistas.

É claro que também há o lado não muito positivo e é preciso estar atento para não exagerarmos no nosso lado julgador, teimoso e arrogante, já que o tigre é um animal muito autoconfiante, ousado, destemido e cheio de disposição para encarar qualquer desafio. O bom de tudo é que a água está aí para apaziguar e equilibrar esses aspectos.

No âmbito profissional e financeiro

Apesar da possibilidade de alguns imprevistos financeiros ao longo desse ciclo, não haverá grandes prejuízos ou abalos no âmbito financeiro. Se, por um lado, o tigre traz essa vontade, essa garra de obter conquistas; por outro, ele nos alerta para termos mais autocontrole, especialmente em relação aos gastos.

E é essa vontade de progredir que estará bem marcada no ano do tigre, pois teremos não só a necessidade como também o prazer de empregar esforços para buscar novas e melhores oportunidades e para dar uma guinada na vida – será desafiador, mas o esforço será o foco, mais do que o resultado em si.

O amor

O amor está no ar… já dizia a música em inglês. E a boa notícia é que a renovação romântica será para todas as pessoas, desde quem está solteiro, à procura de um amor para chamar de seu, até quem já encontrou sua cara-metade.

Uma representação de um coração em plástico cercada de pingos d'água.
Kranich17 / Pixabay / Eu Sem Fronteiras

A chama do amor vai se reacender entre os casais que se viam em uma rotina amorosa morna e sem inovações, mas, como é o ano da força de vontade, essa renovação vai depender muito dos nossos esforços. O autocontrole entra para evitar que surjam desentendimentos em relacionamentos que passam por adversidades.

Amizade, família e relações pessoais

O tigre de água vem para aguçar o nosso lado mais humano, por isso ele potencializa as nossas relações com o outro, seja na família, seja entre os amigos, seja nas relações com outras pessoas.

Em casa, será o momento de consenso, puxado pela força de vontade em fazer as coisas darem certo e caminharem rumo ao bem comum. Será o momento de se unir para evitar as ideias egoístas e o individualismo.

Saúde

Depois de um período muito longo vivendo uma fase sem precedentes nos últimos anos, muitos de nós tivemos grandes perdas e, com elas, grandes prejuízos emocionais.

Ainda que o mundo esteja em um momento promissor, com a chegada das vacinas contra a Covid-19, o impacto da pandemia deixou estragos de todas as formas, mexendo com nossa condição psicológica. O resultado disso foi o aumento exponencial do número de casos de depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outros transtornos psíquicos.

Sendo assim, 2022 ainda será um ano que vai requerer muitos cuidados com a mente e um grande trabalho para cuidar do aspecto emocional e do legado da pandemia, que ainda não encontrou seu fim.

Dessa forma, é aconselhável dar uma atenção especial às nossas emoções. A prática de meditação, de Yoga e de atividade física pode ser de grande ajuda para acalmar a mente e liberar hormônios do bem-estar. Adotar um hobby também é essencial.

Também é bom estar de olho na saúde dos rins, do fígado e da vesícula. Procurar uma alimentação balanceada, beber bastante água e evitar hábitos prejudiciais ao organismo (como fumo e excesso de álcool). Como cada pessoa tem sua jornada própria, há que se pensar em todas as formas de cuidar do corpo e da mente, além das previstas aqui.

E então? Preparado para celebrar um ano novo diferente, cheio de novas e magníficas simbologias? Após as tradicionais festas de dezembro e janeiro, aguarde fevereiro com o coração aberto e cheio de vontade para fazer um 2022 ressignificado e cheio de esperança.

Busque para a sua vida toda a força de vontade e humanidade do tigre de água e escreva novos capítulos para você e para quem você ama! 2022 já está quase batendo à sua porta. Receba-o com fé e esperança de dias melhores ou, sendo dinâmico como o tigre, não apenas espere um bom ano, FAÇA um bom ano! Feliz 2022! Feliz novo ciclo!

Texto escrito por Ano novo chinês 2022: ano do tigre de água (eusemfronteiras.com.br)