Autoestima

Por Equipe Keyo

A autoestima é um dos assuntos mais falados atualmente e infelizmente também um dos assuntos mais tratados com pouca profundidade.

E não é à toa que grande parte das vezes associamos essa palavra ao amor relacionado com nosso corpo, estética e até mesmo autoconfiança. Mas vai muito além disso.

A própria palavra tem muito a ensinar-nos: auto (relacionado à si mesmo, qualquer palavra seguida dela faz referência a quem a diz) e estima (verbo que significa o ato de gostar/cuidar/desejar a si mesmo).

Ou seja, autoestima é o quanto você se gosta e o valor que você se dá.
Somente através do significado da própria palavra conseguimos entender que a extensão é muito maior do que comumente encontramos. A palavra autoestima tem em si um significado muito amplo e importante, porque vai além de um conceito, na verdade ela é uma prática e pode se manifestar de maneira positiva ou negativa.

Por isso muitas vezes escutamos os termos “baixa autoestima” e “alta autoestima”.

A nossa autoestima é formada lá na infância e ao longo da nossa vida. Aquilo que ouvimos sobre nós, sejam de pais, irmãos, avós, tios… fizeram a nossa autoestima hoje, porque acreditamos no que disseram sobre nós, mas não necessariamente é verdade, muitas vezes, não é. Por isso a importância do autoconhecimento para elevar a autoestima, pois com o
conhecimento sobre si mesmo você vai tirar suas próprias conclusões sobre você e viver a sua verdade e não mais a que construíram sobre você.

E como diz o Dr. Lair Ribeiro: A boa notícia é que a autoestima é feita de linguagem, do mesmo modo que ela foi construída lingüisticamente ela pode ser reconstruída lingüisticamente.

E agora você pode fazer isso. Como?

Mudando a sua conversa mental, ou seja, fale bem de você para você mesmo.

Dica: Terapia do espelho
Vá até o espelho e se olho no fundo dos seus olhos o amor mora lá e vai estar escutando você, diga suas qualidades, somente qualidades. Eu sei que você tem muitas.

Se for preciso pense sobre elas e liste suas qualidades, depois faça a técnica. Comece fazendo isso, você vai perceber que aos poucos você vai mudando a forma como se vê.

Se trate com AMOR, você merece!
Beijos em formato de corações…